Moçambique

Santa Maria dos Servos

Os frades Servos de Maria da Província Espanhola, chegaram a Moçambique para abrir uma presença de evangelização e promoção humana, além do desejo da implantatio Ordinis, nos primeiros dias de Fevereiro do ano 1984.

Eram dois frades, frei António M. Hueso e frei Honório M. Martín, enviados pela primeira vez em terras africanas. Foi uma decisão bem pensada e ao mesmo tempo até corajosa, pois os frades espanhóis, num Capitulo provincial, acordaram fechar duas comunidades e contemporaneamente assumir um empenho missionário. Depois de alguns contatos sobre possíveis países onde ir (também se estudou um convite para o Zimbabwe, entre outros), a final optou-se por Moçambique, também em atenção á presença monástica feminina OSM em Nampula.

Desde o princípio foi claro para os frades que se por um lado queria-se fechar alguns conventos para potenciar e melhorar a vida religiosa, por outro também queria-se assumir um empenho de evangelização possivelmente numa igreja local que aceitasse o carisma e o serviço dos Servos de Santa Maria.

Foram tempos difíceis, mas cheios de esperança também. Chegaram em tempos de guerra, de penúrias, de insegurança e de grandes restrições, em muitos níveis.

Logo chegaram frei José Correcher e frei Cláudio; e depois frei David Vaquer, frei Pedro Andriotto, frei Manolo Fontanet, e vários outros confrades de outras Províncias OSM, até que começaram a amadurecer as vocações locais, como frei Custódio Luis, frei Horácio Zita, frei Victor…

Em Maputo foi-nos confiada a Missão Paróquia de São Gabriel da Matola, naquele tempo sem sacerdotes fixos. Em torno da Paróquia quanto bem se tem feito, graças aos benfeitores, em favor das centenas de crianças e jovens que frequentam as Escolas da Missão; o Lar Nova Esperança para crianças da rua; a Creche paroquial; o Centro de Nutrição; o Centro da Paz para Idosos; os nosso Seminaristas; além de todo o apoio oferecido a nível de evangelização nas Comunidades Rurais, na paróquia-missão, nos Núcleos, etc.

Hoje a Ordem está bem enraizada nesta terra, pois conta com Mosteiros Contemplativos femininos; Comunidades de Irmãs Diocesanas Servas de Santa Maria do Cenáculo, em processo de constituição, reconhecimento e formação; fraternidades da OSSM e uma Comunidade de frade.

Tags:,

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário.