Etapas de Formação
No Plano de Formação da Ordem dos Servos de Maria em nossa Província São Peregrino adotamos as etapas conforme a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB.

Aspirantado
“A etapa do aspirantado deve proporcionar ao jovem um primeiro contato com a Ordem dos Servos de Maria e, ao mesmo tempo, ao acolher o candidato, oferece à Ordem um primeiro conhecimento de seu formando.”
Postulantado
“No postulantado, o formando, é convidado a se aprofundar no jeito de ser servita e, assim, desenvolver consciência e liberdade para responder com responsabilidade o chamado de Deus”.
Pré-noviciado
“O pré-noviciado desenvolver-se-á como sendo a última fase do postulantado; assim, é considerado uma complementação do postulantado, em curso, porém com aspectos particulares que visam o noviciado.”
Noviciado
“O noviciado é o início de um processo de configuração, a partir de Cristo. O caráter da consagração consiste na autoentrega a Cristo ou, na etapa do noviciado, o formando, num procedimento crescente, começa um exercício de esvaziamento de si para, consequentemente, encher-se de Cristo.”
Professado
“O professado é a etapa na qual o formando, de livre e espontânea vontade, por desejo de viver a santidade cristã, consagra-se a Deus”.
Formação Permanente
“Na formação permanente, o frade deve aprofundar e testemunhar seu seguimento de Cristo, sua maturidade humana, sua vida em comunidade, sua identidade servita, seu serviço apostólico e sua busca pela justiça e paz.”
Candidatos às Sagradas Ordens
“Pode-se definir que a vocação ministerial é uma vocação ‘in persona Christi’ – é uma vocação de serviço, resgate da humanidade para Deus e o seu Reino; e a vocação à vida religiosa é uma vocação ‘alter Christo’ – é uma vocação de configuração ao Filho de Deus que mostra à humanidade seu sentido escatológico. Portanto, a vocação religiosa não impede nem anula a vocação sacerdotal.”
E conforme o Cân. 1032 — § 1. Os candidatos ao presbiterado só podem ser promovidos ao diaconado depois de terem completado o quinto ano do curso filosófico-teológico.