Coroa de Nossa Senhora das Dores
A DEVOÇÃO MARIANA NA ORDEM DOS SERVOS DE MARIA
Quando Nossa Senhora, em sua aparição aos sete fundadores da Ordem dos Servos de Maria, em 1233, convocou-os para seu serviço, indicou-lhes o hábito negro que deveriam usar, em lembrança e, como manifestação das humilhações e sofrimentos por Ela suportados especialmente durante a Paixão de Seu Divino Filho.
Festa das sete dores de Nossa Senhora
É compreensível, pois, que a devoção às Sete Dores de Maria, já se estabelecesse na Ordem desde seus primórdios, no século XIII.
A Santa Sé concedeu à Ordem dos Servitas a faculdade de comemorar tal festa segundo rito litúrgico próprio, em 1668. O Papa Clemente XI, em 1704, pela Bula Iucunctae nobis, outorgou indulgência plenária a todos os que, cumpridas certas condições, visitassem uma igreja da mencionada Ordem, no terceiro domingo de setembro. E, em 1814, Pio VII estendeu aquela solenidade para a Igreja universal, bem como a Missa e o ofício compostos pelo Pe. Prospero Bernardino, religioso servita natural de Florença.
Na reforma litúrgica efetuada por São Pio X, a comemoração da referida festa foi fixada para o dia 15 de setembro.
AS SETE DORES DE NOSSA SENHORA
Tais dores são as seguintes:
1) Aflição diante da profecia do velho Simeão;
2) Angústias por ocasião da fuga e permanência no Egito;
3) Agonia pela perda do Menino Jesus, quando este discutia no Templo com os doutores da Lei;
4) Consternação quando deparou seu divino Filho carregando a Cruz;
5) Martírio ao assistir a agonia do Redentor da humanidade;
6) Ferida que seu Imaculado Coração sofreu no momento em que a lança transpassou o Sagrado Coração de Jesus;
7) Amargura em face do sepultamento do Deus humanado.
Hora da Virgem desolada
Exercício de piedade destinado a recordar a desolação pela qual passou a Santíssima Virgem após a morte e sepultamento de nosso Redentor até Sua gloriosa Ressurreição.
Essa devoção originou-se num mosteiro do Reino de Nápoles, tendo se propagado depois a outras regiões da Itália. Em Roma, ela teve início na igreja de São Marcelo, em 1841, por iniciativa dos padres da Ordem dos Servos de Maria, que foram exortados a adotar tal exercício pelo Cardeal Oldescalchi.
Coroa das Sete Dores de Maria
Forma de oração semelhante à do Rosário, mediante a qual se recitam sete Ave-Marias para cada uma das Sete dores da Virgem Santíssima, as quais devem ser meditadas durante o exercício.
Tal coroa provavelmente remonta à época dos Santos Fundadores da Ordem dos Servitas.
Bento XIII, através do decreto de 26 de setembro de 1724, concedeu várias indulgências aos que recitaram a coroa das Sete Dores.
Via da Mãe Dolorosa
Esse exercício de piedade é análogo ao da Via Sacra. Consta de sete estações, nas quais se meditam as principais dores que a Santíssima Virgem suportou durante sua vida.
A Via da Mãe dolorosa teve origem na Ordem dos Servos de Maria, no início do século XVIII. Os Papas Gregório XVI, Leão XIII e São Pio X concederam preciosas indulgências aos que praticassem tal exercício de piedade, que alcançou em nossos dias, grande difusão nos Estados Unidos.