Etapas de Formação

osm-web-etapas

Se você, prezado jovem, quiser experimentar a nossa vida, nós lhe oferecemos estas etapas de formação:


Aspirantado:
É a primeira etapa, quando você é acolhido numa comunidade OSM. Pode ser em qualquer convento ou no Seminário de Turvo – SC, se você ainda estiver no Ensino Fundamental. O aspirantado é uma etapa de estudo e de conhecimento recíproco: os frades procuram descobrir seus valores e aptidões para a vida comunitária e consagrada; e você experimentará se a vida e as atividades dos frades correspondem a seus anseios vocacionais. Com exceção dos que vêm do Seminário Menor, para os demais esta etapa tem normalmente uma ano de duração.

Postulantado:
Concluído o aspirantado, você será admitido ao postulantado, que hoje está em Curitiba. Ali,você iniciará o curso de filosofia. Nessa etapa você procurará conhecer melhor a Ordem, sua história, carisma e espiritualidade, viverá a vida comunitária com seus momentos de oração, de reuniões, de trabalho, estudo e lazer, e procurará discernir melhor as motivações de sua vocação.

Noviciado:
Terminado o postulantado, se você quiser mesmo ser frade, você fará o pedido para iniciar o noviciado. Se admitido, você irá para a casa de noviciado, que hoje está em Teresópolis – RJ. Ali você passará um ano de prova e de estudo, vivendo em comunidade. Você estudará a história da Ordem, as Constituições que regem a nossa vida, baseadas na Regra de Santo Agostinho, a vida religiosa consagrada fundada nos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Procurará, ademais, aprofundar sua fé na vida de oração, no estudo e na vivência dos sacramentos e no estudo e meditação da Palavra de Deus.

Professado:
Concluído o noviciado, se você confirmar sua decisão de ser frade e se for aceito, emitirá a primeira profissão dos votos religiosos, renovável a cada ano, até a profissão solene que, normalmente, se faz entre o terceiro e o sexto ano de profissão temporária. Você passa a ser “professo”, isto é, alguém que professou perante Deus e o prior da Ordem o voto de seguir mais de perto a Jesus, observando os conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência, sob a inspiração de Maria, Mãe e Serva do Senhor. Você será encaminhado para a comunidade onde fará o curso institucional de teologia. Concluída essa etapa, se você estiver mesmo decidido a consagrar-se para sempre a Deus na vida religiosa dos Servos de Maria, você emitirá a profissão solene dos votos religiosos e se incorporará definitivamente à Ordem, assumindo sua vida e suas atividades.

Ordenação:
Nem todos os frades são sacerdotes: alguns optam por ser simplesmente frades consagradas a Deus pelos votos religiosos e assumem nas comunidades atividades correspondentes a suas habilidades e aptidões. Todos, presbíteros ou não presbíteros, têm os mesmos direitos e deveres na Ordem e na vida comunitária. A ordenação é reservada para você que deseja assumir o ministério ordenado. Primeiro você receberá os ministérios de acolitado (para o serviço do altar) e leitorado (para a proclamação da Palavra de Deus), passos necessários para aceder em seguida ao ministério ordenado do diaconato e do sacerdócio.

Aí estão, prezado jovem, as etapas da formação inicial que a Ordem lhe oferece. Mas, a formação do frade Servo de Maria não se esgota aí. Ela deve durar a vida inteira através de uma formação permanente sempre atualizada.

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM FRADE SERVO DE MARIA: Como sacerdote ou irmão.