Carisma e Espiritualidade

osm-carisma-001

O artigo 1 das nossas Constituições afirma que, a Ordem dos Servos de Maria, nascida como expressão da vida evangélico-apostólica, é uma comunidade de homens reunidos em nome dos Senhor Jesus.

Movidos pelo Espírito Santo, comprometemo-nos, como nosso primeiros Pais, a testemunhar o Evangelho em comunhão fraterna e a colocar-nos a serviço de Deus e do homem, inspirando-nos constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor.

O artigo 319 das mesmas Constituições continua, perseguindo em nossa vida o ideal de chegar à perfeita estatura de Cristo, manteremos com as criaturas atitudes de paz, misericórdia, justiça e amor construtivo.

Neste compromisso de serviço, a figura de Maria aos pés da Cruz seja nossa imagem-guia. Posto que o Filho continua ainda crucificado nos seus irmãos, nós, Servos de sua Mãe, queremos estar a seu lado, aos pés das infinitas cruzes da humanidade, para levar conforto e cooperação redentora.

Em nossa doação a um amor sempre mais intenso, tomaremos cada dia nossa cruz; e, lembrando que seremos julgados em base às palavras “tive fome e me destes de comer… estive nu e me vestistes… “, queremos renunciar aos nossos interesses e seguir a Jesus na sua obra de salvação do homem.

A criação continua ainda nas dores do parto. Todavia, a consciência de sermos portadores das energias que haverão de libertá-la da escravidão da corrupção para introduzi-la na liberdade dos filhos de Deus, nos dê a alegria prometida por Cristo, que ninguém jamas nos poderá tirar.