Fr. Clodovis Boff

frei-clodovis-boffFrei Clodovis Boff nasceu em Concórdia (SC), em 1944. É frade da Ordem dos Servos de Maria. Ordenou-se presbítero em 1971. Depois de licenciado em Filosofia (1970), obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica), com a tese “Teologia e prática”, sobre a metodologia da “Teologia da libertação” (1976). Foi professor na PUC do Rio de Janeiro, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), na Faculdade de Teologia N. S. da Assunção de São Paulo (SP), no “Studium Theologicum” de Curitiba (PR), e na Pontifícia Faculdade “Marianum” de Roma. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Curitiba (PR). Mora nessa cidade, onde colabora na Comunidade de formação de sua Ordem, Santa Maria dos Servos, assim como na Paróquia “Maria Mãe da Igreja”. Entre as obras publicadas, contam-se: Teologia e prática: teologia do político e suas mediações (Vozes, 1978); Como trabalhar com o povo: metodologia do trabalho popular (Vozes, 1984); Como fazer Teologia da Libertação (com L. Boff ,Vozes, 1986); Teoria do Método Teológico (Vozes, 1998);Introdução à mariologia (Vozes, 2004); Mariologia social: o significado da Virgem para a sociedade (Paulus, 2006); A Regra de Santo Agostinho: apresentação e comentários (Vozes, 2009); Dogmas marianos: síntese catequético-pastoral (Ave-Maria, 2010); Escatologia: breve tratado teológico-pastoral (Ave-Maria, 2012); além de numerosos artigos.

BIBLIOGRAFIA

-TEORIA DO MÉTODO TEOLÓGICO

Trata-se de uma obra extensiva de método teológico. O autor percorreu as teorias epistemológicas das maiores expressões teológicas mundiais, portanto, a máquina completa da produção teológica. Incorpora em sua “teoria do método” tanto os grandes “clássicos” da tradição teológica, quanto os estudos atuais da área a nível mundial. E finalmente integra de modo estrutural em sua construção a dimensão “libertadora” da fé.

ANO: 1998

EDITORA: VOZES – RJ

 

-TEOLOGIA E PRÁXIS – FUNDAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

ANO: SEM INFORMAÇÕES 

EDITORA: SEM INFORMAÇÕES

 

-COMO TRABALHAR COM O POVO: METODOLOGIA DO TRABALHO POPULAR

ANO: 1985

EDITORA: VOZES

 

-TEOLOGIA DO POLÍTICO – SUAS MEDIAÇÕES

ANO:1978

EDITORA: VOZES

 

-TEORIA DO MÉTODO TEOLÓGICO

Versão didática, dirigida aos estudantes de teologia, não para lhes transmitir conteúdos teológicos, mas para lhes ensinar a “arte de fazer teologia”. Mais além da idéia de “ensino”, trata-se propriamente de “formação”. É introdução à teologia no sentido técnico e religioso.

ANO: 1999

EDITORA: VOZES

 

-FEET ON THE GROUND THEOLOGY ( Teologia pé no chão)

ANO:1987

EDITORA: ORBIS BOOKS

 

-MARIA NA CULTURA BRASILEIRA: APARECIDA, IEMANJÁ E NOSSA SENHORA DA LIBERTAÇÃO

“Maria não representa apenas a Igreja, mas uma nação católica, um povo cristão, a grande massa dos pobres e uma raça”. A frase em questão dá ao leitor todos os subsídios para que seja plenamente compreendida a importância de Maria na religiosidade do povo brasileiro. O autor mostra que não há como contar a história da Igreja no Brasil sem falar de Maria, mãe de todos nós, povo sofrido e oprimido, que necessita do constante amparo daquela que é a maior de todas as mães.

ANO: 1995

EDITORA: VOZES   

 

-ESCATOLOGIA: BREVE TRATADO TEOLÓGICO PASTORAL

Esta obra do Frei Clodovis Boff busca responder aos leitores, de acordo com a doutrina da Igreja, questionamentos que os cristãos se fazem sobre a vida após a morte. Com uma linguagem didática, mas sem perder o tom pastoral e espiritual, o autor sacia uma humanidade cansada de novidades e sedenta de verdade.

ANO:2012

EDITORA: AVE MARIA

 

-HOW TO WORK WITH PEOPLE (Como trabalhar com o povo)

ANO:1988

EDITORA: CLARETIANS PUBLICATIONS

 

-THE WAY FORWARD FOR THE FIRST CHURCH

ANO: 1986

EDITORA: Catholic Institute for International Relations, University of Indiana

 

-A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: BALANÇOS E PERSPECTIVAS

ANO:1996

EDITORA: ÁTICA

-INTRODUÇÃO À MARIOLOGIA – INICIAÇÃO À TEOLOGIA

ANO:2011

EDITORA: VOZES

 

-OPZIONE PER IL POVERI (Opção pelos pobres)

ANO:1987

EDITORA: CITTADELLA

 

-Die Befreiung der Armen: Reflexionen zum Grundanliegen der lateinamerikanischen Befreiungstheologie (A libertação dos pobres: Reflexões sobre as preocupações básicas da teologia da libertação latino-americana)

ANO: 1986

EDITORA: EXODUS

 

-Qu’est-ce que la théologie de la liberation? ( O que é a Teologia da Libertação?)

ANO: 1987

EDITORA: CERF

 

-THEORIE ET PRATIQUE: LA MÉTHODE DES THÉOLOGIES DE LA LIBERATION (Teoria e prática: o método da teologia da libertação)

ANO: 1990

EDITORA: CERF

 

-LES PAUVRES, CHOIX PRIORITAIRE ( Os pobres, opção prioritária)

ANO: 1990

EDITORA:CERF

 

-EL CAMINO DE LA COMUNION DE BIENES: LA REGLA DE SAN AGUSTIN COMENTADA EM LA PERSPECTIVA DE LA TEOLOGIA DE LA LIBERACION ( O caminho da comunhão de bens: a regra de Santo Agostinho comentada na perspectiva da teologia da libertação)

ANO: 1991

EDITORA: CETA (Centro de Estudios Teológicos de la Amazonia)

 

-DUE TEOLOGI IN CAMINNO CON IL POPOLO DELL’AMAZONIA (Duas Teologias no caminho com o povo da Amazônia)

ANO:1988

EDITORA: EMI

 

-DOGMAS MARIANOS: SINTESE CATEQUÉTICO PASTORAL

Com linguagem acessível, mas sem deixar de lado a profundidade mariológica, este livro nos apresenta os fundamentos e os significados dos dogmas marianos a partir da Bíblia e da tradição, através do senso dos fiéis, do magistério da Igreja e da teologia.

ANO:2012

EDITORA: AVE MARIA

 

-DIE OPTION FUR DIE ARMEN ( A opção pelos pobres)

ANO: 1986

EDITORA: EXODUS

 

-LA CHIESA DEI POVERI: TEOLOGIA DELLA LIBERAZIONE E DIRITTI DELL’UOMO (A Igreja dos pobres: Teologia da Libertação e direitos humanos)

Em parceria com Leonardo Boff e José Ramos Regidor, Clodovis Boff neste livro faz um balanço da experiência e indicar a nova terra de teologia da libertação: a proteção da terra e da natureza, direitos da mulher, a defesa dos direitos humanos. Passado, presente e futuro da Teologia da Libertação surgem neste trabalho como um grande processo histórico que é conhecida não só pelos cristãos, mas por todos aqueles em todas as partes da terra não ter desistido de lutar pela dignidade e liberdade do homem.

ANO: 2006

EDITORA: DATANEWS

 

-Wie treibt man Theologie der Befreiung? (Como impulsionar a Teologia da Libertação?)

ANO: 1990

EDITORA: PATMOS

 

-Theologie der Befreiung und Marxismus ( A Teologia da Libertação e do Marxismo)

ANO:1986

EDITORA: Edition Liberacion

 

-Mit den Füssen am Boden: Theologie aus d. Leben d. Volkes (Com os pés no chão: Teologia na vida das pessoas)

ANO: 1986

EDITORA: PATMOS-VERLAG

 

-MARIOLOGIA SOCIAL: O SIGNIFICADO DA VIRGEM PARA A SOCIEDADE

Fr. Clovis M. Boff nos oferece no presente livro uma visão bem articulada da problemática que ele mesmo chamou de ‘Mariologia Social’. Essa obra de peso representa o resultado de uma longa e paciente pesquisa sobre o significadoespecificamente social ou público de Maria nos vários planos; histórico, bíblico, magisterial, dogmático e da devoção popular. Trata-se de uma obra importante para o avanço da teologia mariana numa área vital e urgente da missão da Igreja, qual é a frente social, especialmente na América Latina, onde vivem povos que são, ao mesmo tempo, majoriamente excluídos e profundamente marianos.

ANO:2006

EDITORA: PAULUS

-O EVANGELHO DE SANTO DOMINGO: OS 10 TEMAS EIXO DO DOCUMENTO DO IV CELAM

ANO: 1994

EDITORA:VOZES

 

-EL EVANGELIO DEL PODER-SERVICIO: La autoridade en la vida religiosa (O Evangelho do Poder-Serviço: A autoridade na vida religiosa)

ANO: 1987

EDITORA: Sal Terrae

 

-IN CAMMINO CON LE COMUNITTÁ DI BASE POPOLARI (No caminho com a comunidade de base popular)

ANO: SEM INFORMAÇÕES

EDITORA: SEM INFORMAÇÕES

 

-COMO TRABALHAR COM O POVO E COM OS EXCLUIDOS

ANO: SEM INFORMAÇÕES

EDITORA: VOZES

 

-Wprowadzenie do medytacji Poradnik (Introdução ao guia de meditação)

Introdução à meditação “é um livro significou para aqueles que sentem o escravo da vida cotidiana. Quando você operar a máquina se sentir stress, medo e vazio interior, que gradualmente leva à perda da alma. O caminho para uma vida sem sentido é a arte da meditação, que consiste em memória lenta da Palavra Deus “consciente meditação / mastigação”, que já praticada Padres da Igreja. O  livro ensina a arte da meditação, a fim de dar profundidade à nossa vida e enriquecê-las.

ANO: 2010

EDITORA: Bratni Zew

 

-PARA LEER LA ENCÍCLICA EN CLAVE DE SUR ( Para ler a encíclica na clave de Sul)

ANO:1992

EDITORA: Ediciones Trilce

  

-PASTORAL DE CLASSE MÉDIA NA PERSPECTIVA DA LIBERTAÇÃO

ANO:1991

EDITORA: VOZES     

 

 -CARTAS TEOLÓGICAS SOBRE O SOCIALISMO

ANO: 1989

EDITORA: VOZES

 

-EPISTEMOLOGIA E MÉTODO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

ANO: 1990

EDITORA: TROTTA

-O LIVRO DO SENTIDO

A questão do sentido da vida é uma das perguntas mais angustiantes que se fazem hoje, especialmente entre os jovens. É, de fato, a questão humana mais profunda e decisiva de todas. De todos os lugares e de todos os tempos. Mas é na sociedade moderna que ela se tornou particularmente urgente e dramática. Baseado nesta afirmativa, Frei Clodovis Boff lança, pela PAULUS, a sua mais nova obra: O livro do sentido – Crise e busca de sentido hoje (parte crítico-analítica). Nela, o autor elenca diversos sintomas da falta de sentido hoje: a depressão crescente, os suicídios em alta (especialmente entre os jovens), a difusão das drogas, a desnatalidade deliberada, a banalização do sexo, a violência difusa e o advento da frivolidade. “Tudo isso configura esvaziamento dos valores e desamor pela vida”, explica.

ANO:2014

EDITORA:PAULUS