O Noviciado é o “Tempo da Graça”

Teve início no dia dezessete de fevereiro, no convento de São Felipe, na cidade de Rio Branco, Acre, o ano canônico do noviciado dos Frades Servos de Maria. Tempo de Graça, foi o que o Prior Provincial, Frei Charlie Maria Leitão disse aos noviços em uma cerimônia privada.

Estiveram presentes alguns amigos e representantes da família servita presente em Rio Branco, Além dos frades que residem na comunidade de Sena Madureira. Este Noviciado teve início justamente no dia em que toda a Ordem comemora os seus Sete Santos Fundadores.
Este é um noviciado internacional, e conta com nove noviços oriundos de três províncias diferentes, Brasil que acolhe, Santa Maria dos Andes e Santíssima Nunciada. Os noviços são oriundos do Panamá, Bolívia, Suazilândia, Moçambique e Brasil, tanta diversidade cultural enriquece a cada um e nos impulsiona par uma visão mais universal.

« de 5 »

Em suma o noviciado é um ano em que todos os candidatos à vida religiosa passam. Durante este ano, o candidato à vida religiosa amadurece seu engajamento ao serviço de Deus, da Igreja e da Ordem. Ele se coloca no seguimento de Cristo para escutá-Lo, fazer-se instruir por Ele, e preparar-se a viver por Ele no dom total de sua pessoa. Tempo de deserto prolongado, o noviciado facilita o encontre pessoal com Deus na contemplação, para meditar no seu coração, a exemple da Virgem Maria, os ensinamentos da vida, da morte e da ressurreição de Jesus, Além de estudar com mais afinco a história da Ordem, a regra de Santo Agostinho, e todas as nossas constituições.
O noviço Servo de Maria, adquire uma formação doutrinal sobre as vias de união a Deus, qual nossos sete Santos Pais, tendo sempre em vista a Sempre Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora das Dores, lendo assiduamente as Sagradas Escrituras e estudando os grandes autores espirituais.
O noviciado forma o homem, o religioso e o apóstolo, eis por que o noviço aplica-se a conhecer-se mais profundamente, a fim de aceitar-se tal como é, com suas riquezas e seus limites. Ele faz a aprendizagem da vida religiosa sobe todos os seus aspectos: espiritual, comunitário, eclesial e apostólico. Ele se dá a um estudo aprofundado da vida e do pensamento de nossos fundadores e de nossos santos, para assim poder estar aos “pés das infinitas cruzes da humanidade”.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário.