Visita ao Prior Provincial e Econômico Provincial à Comunidade Servita de Matola (Moçambique)

Eu e frei Oldair chegamos em Maputo no dia 17 de março e fomos recepcionados no aeroporto pelo frei João Carlos. Seguimos para Tchumene e almoçamos com a comunidade, atualmente composta por três frades professos solenes (frei Agnaldo nesse período estava concluindo seu período de férias no Brasil) e 18 jovens em formação.

Durante o almoço, organizamos o serviço pastoral para o domingo: Frei João na Matriz, às 7h; Frei Charlie em Tchumene, às 7h30min (comunidade Santa Ana); Frei Oldair na Matriz, às 9h; Frei Victor em Santo Antonio de Beluluane às 9h. Na tarde de sábado, aproveitamos para descansar da viagem e nos inserir na dinâmica da comunidade.

Após o serviço pastoral no domingo pela manhã, almoçamos juntos e estabelecemos diálogo pessoal com os frades sobre diversos temas.

Na segunda pela manhã, participamos da Missa na matriz de São Gabriel, onde as irmãs da Imaculada Conceição celebraram a profissão da noviça Rosinha. Pela tarde rezamos a missa com os formandos, recordando São José, esposo de Maria.

Na terça, pela manhã eu e frei João visitamos a casa São Filipe, que foi reformada e está em condições de ser alugada. Estivemos na Paróquia e tive oportunidade de cumprimentar irmã Alda. Fizemos algumas compras para o convento e visitamos a família do professo Cosme. À tarde novamente encontramos os formandos na celebração eucarística.

Na quarta, pela manhã encontramos frei João para analisar a administração conventual. Pela tarde, visitamos na paróquia, a creche, o centro nutricional, o lar dos meninos e a escola São Gabriel. Encontramos alguns paroquianos, membros da OSSM e cumprimentamos amigos. Recebemos a documentação detalhada preparada em vista da reforma do Salão Paroquial.

Na quinta, pela manhã, estivemos em Maputo. Havia reunião do Arcebispo com os padres e aproveitamos para comprar dois notebooks e missal para a casa de formação e missal para a Paróquia (como recordação de nossa visita). Além disso, estivemos no Consulado de Suazilândia para trâmites de documentação para os noviços que se encontram no Brasil. Pela tarde, encontramos frei Justice que veio de Suazilândia e o coordenador da comunidade Santa Ana, acompanhado de seu adjunto. Jantamos em comunidade e nos despedimos, uma vez que pela manhã de sexta-feira retornamos ao Brasil em viagem por Joanesburgo.

Fraternalmente
Fr. Charlie M. Leitão de Souza
Prior Provincial

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário.