Capítulo Provincial de Revisão

Entre os dias 08 a 12 de Janeiro de 2018, no Centro Teresiano de Espiritualidade Carmelita, em São Roque, São Paulo, os Frades da Ordem dos Servos de Maria (OSM), Província São Peregrino do Brasil e Moçambique, estiveram reunidos para sua Assembléia Anual, chamada tradicionalmente de “Capítulo” para revisão de suas Atividades Pastorais, Formativas e Formação Permanente. Os frades vieram de todas os lugares onde a Província do Brasil tem suas comunidades a atividades: Sena Madureia (AC), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Turvo (SC) e Matola (Moçambique – África).

A agenda foi a seguinte:

  1. Dia 8 (segunda-feira), às 17h: sessão de abertura
  2. Dia 9 (terça-feira): Retiro sobre o tema do ano em preparação para a Centenário (Tema: Com o Filho sob a proteção de Maria), com o Frei César Cardoso, Carmelita.
  3. Dia 10 (quarta-feira): De manhã: Instituição do ministério de Leitor e Acólito. Relatório do Prior Provincial. À tarde: passeio na Vinícola Goes.
  4. Dia 11 (quinta-feira): De manhã:  Relatório econômico-administrativo (situação financeira atual, aluguéis, despesas com construções, questão da filantropia, estatutos e outros…). À tarde: Elaboração e votação de textos capitulares (em comissões e plenário).
  5. Dia 12 (sexta-feira): De manhã: Profissão dos noviços na Missa de encerramento. Renovação dos votos dos professos temporários dos Professos da Província na oração de Laudes. Encerramento, almoço e volta para casa.

Participantes

A grande maioria dos Frades Professos Solenes da Província participaram do Capítulo que ficou muito mais dinâmico com a presença alegre dos jovens Noviços e Professos (brasileiros e moçambicanos) de nossa família religiosa. Também tivemos a presença de um confrade chileno (Fr. Alex Ruiz), representando a Província Santa Maria de los Andes (Chile, Argentina, Bolívia e Peru)

Encarregados pela Liturgia

Para tornar ainda mais dinâmica a vida espiritual e celebrativa durante a Assembléia, todas as comunidades tiveram oportunidade de preparar a Liturgia para os diversos momentos de oração (Missa, Liturgia das Horas e Homenagens Mariana)

Dia 08 – Missa de abertura (Prior Provincial e Conselho Provincial)

Dia 09 – Comunidades do Acre

Dia 10 – Comunidades de Curitiba e São Paulo

Dia 11 – Comunidades de São José dos Campos, Rio e Matola (Moçambique)

Dia 12 – Comunidade de São Paulo

Relatórios e Reflexões

No decorrer dos dias, muitos foram os relatórios apresentados por seus respectivos responsáveis: Formação, Economia, Filantropia, Estatutos, Reformas e Construções, Visão Geral da Província, Projeções de futuro, etc. A Assembleia participava com suas perguntas, esclarecimentos sempre num clima de muito respeito e fraternidade.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário.