Voluntários continuam trabalho do Frei Paolino

Frei Paolino Baldassari em Sena Madureira não era somente um médico de almas, mas também de corpos. Diante da necessidade da população aprendeu medicina e começou a atender toda a população carente de Sena Madureira. Seu trabalho serviu de inspiração para muitos, entre eles o grupo de Voluntários Pe. Paolino. Um grupo de médicos que decidiram dar continuidade ao trabalho de saúde realizado pelo nosso amado frei Paolino. Desde o seu falecimento, no dia 11 de abril, já foram realizados quatro atendimentos médicos voluntários, um atendimento diferenciado, com um acompanhamento continuado dos pacientes, e encaminhamentos para especialistas de acordo com a necessidade. Tudo começou com a equipe médica que atendia frei Paolino e que se comoveu com o belíssimo trabalho que ele realizava. Hoje o grupo se expandiu e contamos com profissionais da área da pediatria, ginecologia, cardiologia, farmácia, enfermagem, acadêmicos do curso de medicina da UFAC, etc. Todo este trabalho é apoiado pela comunidade dos Servos de Maria que se encontra em Sena Madureira, representada pelos frades Moisés de Oliveira Coelho e José Rosa Alves.

Sempre agradecemos as farmácias e laboratórios que nos doam os remédios necessários para o atendimento e que são repassados gratuitamente para os pacientes. Essa era já uma iniciativa de frei Paolino, todos que se consultavam com ele saiam com as mãos cheias de remédios, que decidimos continuar também nos nossos atendimentos.

Após um primeiro atendimento com os profissionais voluntários aqueles que necessitam são encaminhados para as unidades públicas de saúde na capital do estado, Rio Branco. Trata-se de uma acompanhamento completo, com retornos e tudo o que um atendimento de qualidade exige.

Os Servos de Maria oferecem toda a extrutura fisica para o atendimento, fazendo uso das dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os encaminhamentos são enviados para a nossa secretaria que se encarrega de entregá-los aos pacientes e de orientá-los sobre o modo de proceder para chegar nos lugares indicados. É neste momento que o rádio torna-se para nós de fundamental importância, uma vez que muitos dos nossos pacientes moram na zona rural do estado com pouca ou quase nenhuma cobertura pelas companhias de telefonia, tendo como único meio de comunicação a Rádio Difusora Am de Sena Madureira.

Temos agenda fechada até o mês de novembro, quando então faremos uma pausa para avaliação do atendimento do ano de 2016 e planejamento para 2017. Sonhamos grande, com a criação de uma ONG Pe. Paolino, caminho que com o auxilio de profissionais da área jurídica já foi iniciado, e com a aquisição de um ônibus para o transporte dos profissionais e dos pacientes. São sonhos que esperamos, com esforço e coragem, sejam realizados.

Abaixo colocamos o link de uma matéria realizada pelo G1 Acre relatando o atendimento realizado no mês de junho de 2016, e algumas fotos dos atendimentos realizados até agora.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/07/inspirados-em-padre-paolino-medicos-atendem-pessoas-carentes-no-acre.html

Tags:

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário.