Liturgia OSM
12 de janeiro - Santo Antônio Pucci
Antônio Maria Pucci nasceu em 1819, em Poggiole, pequeno povoado da diocese italiana de Pistoia. Aos 18 anos de idade, ingressou na Ordem dos Servos de Maria. Concluídos os estudos de filosofia e teologia, emitiu os votos religiosos e foi ordenado presbítero. Foi pároco de Viareggio por 45 anos, até a morte. Foi também prior conventual e provincial. No desempenho desses cargos, mais do que um superior, foi um irmão a serviço dos irmãos. Totalmente voltado para Deus e para a Virgem Maria, doou-se com alegria e disponibilidade a todos, principalmente aos mais pobres. Morreu as 12 de janeiro de 1982. Foi proclamado santo por João XXIII em 9 de dezembro de 1962.
15 de Janeiro - Bem-Aventurado Tiago de "Cittá della Pieve"
Tiago nasceu em “Cittá della Pieve”, povoado da região da Úmbria, na Itália, por volta de 1270. Tendo estudado jurisprudência, fez-se advogado dos pobres e oprimidos. Restaurou, às suas expensas, a igreja e o asilo sitaudos perto do convento dos frades. Aí acolhia e socorria, com grande caridade, os doentes e os pobres, cujos direitos ele defendeu contra a ganância do bispo de Chiusi. Este, ferido em sua honra, mandou assassinálo. Corria o ano 1304. Foi venerado por seus conterrâneos como “o santo esmoleiro”. Pio VII aprovou o seu culto em 1806.
03 de Fevereiro - Bem-aventurado Joaquim de Sena
Nascido em Sena, Itália, em 1258, quando tinha apenas 14 anos de idade foi recebido na Ordem dos Servos de Maria por São Felipe. Viveu sempre nos conventos de Sena e de Arezzo, distinguindo-se pela devoção à Virgem Maria e por sua humildade e caridade. A tal ponto amou o próximo que, certa vez, ao tentar em vão consolar um epilético, tomou sobre si a sua enfermidade. Morreu em 1395. Seu corpo é venerado em Sena, na igreja de São Clemente, dos Servos de Maria. Ainda hoje, as mães levam as crianças recém-nascidas ao altar do Bem-aventurado Joaquim, para invocar sobre elas sua proteção. Em 1609, Paulo V aprovou a Missa e o Ofício próprios.
17 de Fevereiro - Sete Santos Fundadores
Nossos Sete Primeiros Pais nasceram em Florença. Unidos por laços de profunda amizade e peloamor à Virgem Maria, dedicavam-se juntos à oração e às obras de misericórdia. A certa altura, movidos pelo firme propósito de servir só a Deus, abandonaram suas atividade comerciais e familias, e foram viver juntos fora dos muros da cidade. Por volta de 1245, retiraram-se para Monte Senário, onde por algum tempo viveram como eremitas. Depois, vindo a juntar-se a eles outros irmãos, deram início à Ordem.
19 de Fevereiro - Bem-aventurada Isabel Picenardi
Isabel nasceu por vota de 1428, provavelmente em Cremona, na Itália. Frequentava a igreja de São Barnabé, dos Servos de Maria, em Mântua. Consagrou-se ao Senhor e recebeu o hábito de terciária da nossa Ordem, que ela amava com predileção especial. De fato, no testamento escrito um ano antes da morte, ela deixou em herança aos frades seu breviário, e à igreja, trezentos ducados. Tinha grande amor à eucaristia e à Mãe de Deus. Seu corpo, sepultado na igreja de São Barnabé, depois da supressão do convento, foi transladado para a vila de “Tor dei Picenardi”, em Cremona.
4 de maio - São Peregrino Laziosi
Peregrino nasceu em Forli, na região italiana das Marcas, por volta de 125. Quando jovem, participou fanaticamente das lutas partidárias da sua cidade. Aos 30 anos, ingressou na Ordem dos Servos de Maria, no convento de Sena. Voltano mais tarde para Forli, distinguiu-se pela devoção à Virgem, pelo amor ao próximo e pelo espírito de penitência. Foi milagrosamente curado de uma chaga na perna. Morreu em 1345 e seu corpo é venerado em Forli, na basílica dos Servos de Maria, a ele dedicada. Foi canonizado por Bento XIII em 1726.
11 de maio - Bem-aventurado Benincasa
Benincasa nasceu em Montepulciano, na Itália, por volta de 1375. Ingressou ainda jovem na Ordem dos Servos de Maria e viveu a vida religiosa coo erenmita e penitente. Morreu por volta de 1426. Seu corpo é venerado na igreja paroquial de São Leopoldo, em Motechiello. Pio VIII aprovou seu culto em 1829.
12 de Maio - Bem-aventurado Francisco de Sena
Francisco nasceu em Sena, Itália, em 1266. Aos 22 anos de idade, ingressou na Ordem dos Servos de Maria. Ordenado presbítero, distinguiu-sepor sua caridade e pela fidelidade à pregração evangélica e ao ministério do aconselhamento. Dele conserva-se uma “Legenda” (biografia), escrita provavelmente por frei Cristovão de Parma, seu contemporâneo e confidente. Morreu em 1328 e seu corpo é venerado em Sena, na Igreja dos Servos de Maria. Bento XIV aprovou o seu culto em 1743.
30 de Maio - Bem-aventurado Tiago Filipe Bertoni
Nasceu em 1454 na localidade de Celle di Monte Chiaro, diocese de Faenza, Itália. Ficou epilético quando tinha dois anos de idade. Seu pai prometeu então consagrá-lo ao Senhore, caso se curasse. Obtida a graça, quando o menino completou nove anos de idade, ofereceu-o a Deus na Ordem dos Servos de Maria. Tiago Filipe distinguiu-se pelo espírito de oração e penitência e pelo amor à Sagrada Escritura e às obras dos Padres da Igreja. Ordenado presbítero, ao celebrar os divino mistérios, irradiava profunda espiritualidade e amor à liturgia. Morreu em 1483. Seu corpo é venerado na catedral de Faenza. Clemente XIII aprovou seu culto em 1761.
19 de Junho - Santa Juliana Falconieri
Juliana, natural de Florença, Itália, atraída pela santidade de vida dos primeiros frade Servos de Maria, consagrou-se à Deus, entregando-se à contemplação, à penitência e às obras de misericórdia. Fazia parte de um grupo de mulheres que, embora vivendo em suas casas, usavam o hábito das assim-chamadas “Manteladas” e viviam segundo o estilo de vida dos nossos primeiros frades. Entre elas, Juliana a tal ponto se destacou que a tradição passou a considerá-la como fundadora do ramo feminino da Ordem. Tinha grade devoção à Mãe do Senhor e amava particularmente a eucaristia. Morreu por volta de 1341. Seu corpo é venerado em Florença, na basílica da Santíssima Anunciada. Foi proclamada santa por Clemente XII em 1737.
27 de Junho - Bem-aventurado Tomás de Orvieto
Tomás nasceu em Orvieto, na Úmbria, Itália, entre o fila do século XIII e o início do século XIV. Movido pelo desejo do céu e pelo amor à Virgem Maria, entrou na Ordem dos seus Servos, Por sua disponibilidade em servir a todos, quis ser apenas irmão leigo. Por muitos anos foi esmoleiro. No sempenho desser serviço, deu provas de grande caridade e humildade. Por sua intercessão, Deus operou inúmeros prodígios. Morreu em 1343, Clemente XIII aprovou seu culto em 1768.
01 de Julho - Bem-aventurado Fernado Maria Baccilieri
Fernando Maria Baccilieri nasceu aos 14 de maio de 1821 em Campodoso di Reno Finalese, na região italiana da Emília-Romanha. Quando adolescente alimentava o desejo de pregar o evangelho em terras de missão, mas, por motivos de saúde, não pode realizar seu sonho e, ordenado presbítero, exerceu seu ministério pastoral na Itália. Em 1852, foi nomeado pároco de Galeazza de Pepoli, diocese de Bolonha. Por 43 anos conduziu esta parórquia com abnegação e generosidade pastoral. Por sua profunda devoação à Virgem Maria inscreveu-se na Ordem Terceira dos Servos de Maria. Para responder às necessidades do povo, fundou a Congregação das Irmãs Servas de Maria de Galeazza. Morreu aos 13 de julho de 1893, estimado por todos e com fama de santidade. Foi beatificado em 3 de outubro de 1999 pelo Papa João Paulo II. Seu corpo repousa na igreja de Galezza de Pepoli, para onde foi transferido em 01 de julho de 1999.
04 de Julho - Bem-aventurado Ubaldo de Borgo San Sepolcro
Ubaldo nasceu em Borgo San Sepolcor, na Toscana, Itália, em meados do século XIII. Ingressou na Ordem e foi ordenado presbítero. Distinguiu-se por sua santidade e operosidade. Era amigo íntimo de São Filipe. Conta-se que este, agonizante no leito de morte, ao perceber a chegada de frei Ubaldo, recobrou os sentidos e acabou expirando em seus braços. Ubaldo morreu no convento d Monte Senário em 1315. Seu culto foi aprovado por Pio VII em 1821.
13 de Julho - Santa Clélia Barbieri
Clélia nasceu em Le Budrie, na diocese de Bolonha, Itália, aos 13 de fevereiro de 1847. De família pobre, recebeu, desde pequena, esmarada educação. Em 1868, ela e três companheiras reuniram-se em comunidade, passando a dedicar-se inteiramente à educação das meninas abandonadas. Morreu em Le Budrie, em 1870, quando tinha 23 anos de idade. Seu corpo está aí sepultado e exposto a veneração pública. Foi beatificada por Paulo VI a 27 de outubro de 1968, e canonizada por João Paulo II a 9 de abril de 1989. Do pequeno grupo inicial, superadas as dificuldades, originou-se a Congregação das Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores.
23 de Agosto - São Filipe Benizi
Filipe nasceu em Florença, Itália, no início do século XIII. Entrou na Ordem dos Servos de Maria como irmão leigo. Alguns anos depois, sua ciência tornou-se providencialmente conhecida, sendo então ordenado presbítero. Eleito prior geral em 1267, ocupou o cargo até a morte. Governou a Ordem com grande equilíbrio, dotando-a de uma sábia legislação, defendendo com tenacidade sua sobrevivência e tornando-a célebre com sua santidade. Recebeu na Ordem muitos irmãos, estes também homens de grande dedicação à vida religiosa, que tinham São Filipe em conta de mestre e modelo de vida evangélica e de serviço à Virgem Maria. Com razão, pois, é tido como um dos Pais da Ordem. Morreu em 1285 em Todi, na Úmbria, onde ainda hoje seu corpo é venerado. Foi canonizado por Clemente X em 1671.
31 de Agosto - Bem-aventurado André de Sansepolcro
André ingressou no convento dos Servos de Maria de “Borgo Sansepolcro”, Toscana, Itália, em 1278, atraído pelas palavras e pelo exemplo de São FIlipe. Amante da penitência e da solidão, foi viver num eremitério, nos arredores de Sansepolcro. Outros eremitas, atraídos por seu exemplo, unirarm-se a ele, escolheram-no como guia espiritual, e passaram a fazer parte da Ordem dos Servos de Maria. Morreu em 1315, enquanto rezava. Seu culto foi aprovado por Pio VII em 1806.
01 de Setembro - Bem-aventurada Joana de Florença
Joana nasceu em Florença, no primeiro século da Ordem dos Servos de Maria. Ingressando na Ordem Terceira, consagrou-se à Virgem Maria por meio de uma vida casta e penitente. Algumas antigas pinturas representam-na entre os santos mas ilustres da Ordem. Seu culto foi aprovado por Leão XII em 1828.
05 de Setembro - Bem-aventurada Maria Madalena da Paixão Starace
Madalena Starace nasceu aos 5 de setembro de 1845 em Castallammare di Stabia, Nápoles, Itália. Foi batizada no memso dia com o nome de Constança e foi consagrada pela mãe à Nossa Senhora das Dores. Desde a adolescência alimentou o desejo de ser religiosa, mas não pode concretizá-lo por motivos de saúde. Em 1865 ingressou na Ordem Terceira dos Servos de Maria, tomando o nome de Maria Madalena da Paixão. Dedicou-se com zelo à assistência de órfãos e de meninas abandonadas. Nesse serviço juntaram-se a ela algumas jovens piedosas que formaram o primeiro núcleo do Instituto das Irmãs Compassionistas Servas de Maria, erigido canonicamente em 27 de maio de 1871 pelo bispo diocesano de Castellammare, dom Francisco Xiavier Petagna. Em 1 de novembro de 1893, o Instituto foi agregado à Ordem dos Servos de Maria. Maria Madalena morreu em 13 de dezembro de 1921. Foi beatificada em 15 de abril de 2007 pelo papa Bento XVI. Seu corpo é venerado no santuário do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora das Dores, em Castellammare di Stabia.
06 de Setembro - Bem-aventurado Boaventura de Forli
Boaventura nasceu em Forli, na região italiana da Romanha, por volta de 1410. Entrando na Ordem dos Servos de Maria, dedicou-se aos estudos e obteve o título de mestre em teologia. Em suas pregações, mostrou sempre grande coragem e sabedoria. Ocupou vários cargos na Ordem e exerceu-os com grande equílibrio. Amava a penitência e a solidão. Promoveu nas comunidades a observância regular. Morreu em Udine, na região friulana, em 1491, e seu corpo aí repousa, no Santuário de Nossa Senhora das Graças. Pio X aprovou seu culto em 1911.
03 de Outubro - Bem-aventurada Maria Guadalupe Ricart Olmos
Nasceu em Albal, Valência, Espanha, aos 23 de fevereiro de 1881. Em 11 de junho de 1896 ingressou no mosterio “Pié de la Cruz” de Valência, das monjas Servas de Maria e emitiu os votos perpétuos em 19 de junho de 1900. Fiel à sua consagração religiosa, marcou su vida por uma constante mdeitaçção da paixão de Cristo e das dores da Virgem Maria. Em 1936, durante a guerra civil espanhola, foi obrigada a abandonar o mosteiro junto com as coirmãs. Refugiando-se na casa de uma irmã, lá foi capturada e martirizada dia 2 de outubro do mesmo ano. Foi beatificada pelo papa João Paulo II aos 11 de março de 2001.
25 de Outubro - Bem-aventurado João Ângelo de Milão
João Ângelo nasceu no ducado de Milão em 1451. Ingressando na Ordem dos Servos, viveu primeiro no convento milanês de Santa Maria e depois em Florença. Atraído pelo ideal da vida penitente e contempaltiva, mudou-se para o convento de Monte Senário, onde permaneceu quase vinte anos, Depois, voltou para Milão e passou a dedicar-se à educação cristã das crianças. Morreu aos 23 de outubro de 1505. Foi proclamado Bem-aventurado por Clemente XII em 1737.
10 de Dezembro - Bem-aventurado Jerônimo de Sant'Angelo in Vado
Jerônimo naseu no início do século XV, em “Sant’Angelo in Vado”, na região das Marcas, Itália. Ainda adolescente, ingressou no convento dos Servos de Maria de sua cidade natal e recebeu o hábito da Ordem. Por motivos de estudo, esteve algum tempo fora do seu convento de origem, mas , apenas ordenado presbítero, para lá voltou. Distinguiu-se pelo amor ao silêncio, à solidão, à vida contemplativa, e peos dons do conselho e da prudência. Morreu por volta de 1468. Pio VI aprovou seu culto em 1775.
15 de Dezembro - Bem-aventurado Boaventura de Pistóia
Boaventura nasceu em Pistóia, na Itália, por voltade 1250. Atraído à santidade pelas palavra e pelos exemplos de São Filipe Benizi, ingressou na Ordem dos Servos de Maria e foi ordenado presbítero. Foi prior em vários conventos, revelando-se sempre muito prudente e humano. Quando era prior em Montepulciano, presidiu à profissão dos vos de Santa Inês, natural desta cidade, e ajudou-a a fundar o mosterio. Morreu em Orvieto por volta de 1315. Seu corpo repousa na nossa igreja da Santíssima Anunciada, em Pistóia. Pio VII aprovou seu culto em 1822.
17 de Setembro - Bem-aventurada Cecília Eusepi
Nasceu no dia 17 de fevereiro de 1910 na cidade de Monte Romano (Viterbo). Ficou orfã de pai muito cedo e foi acolhida, juntamento com sua mãe, em Nepi na casa do tio materno, o qual a confiou às monjas Cistercienses. No mosteiro frequentou por 7 anos a escola elementar e foi iniciado na vida espíritual. No mesmo mosteri conheceu os frades Servos de maria, os quais eram confessores das monjas. No dia 17 de setembro de 1922 entrou para a Ordem Terceira dos Servos de Maria na Fraternidade de Nepi. Em 1923 foi acolhida como postulante das Servas de Maria Manteladas de Pistóia. Após três anos, por motivos de saúde, retornou à casa do tio em Nepi. Tormentada por uma grave doença, suportou muitos sofrimentos, crescendo no amor por Cristo e conformada à Mãe das Dores. Morreu no dia 01 de outubro de 1928.
1. Liturgia OSM – Tempo do Advento
2. Liturgia OSM – Tempo do Natal